Cálculo das solicitações

          As forças externas geram nos retículos da estrutura metálica as solicitações. Elas são forças internas de tração ou compressão dos retículos. Cada retículo é uma barra da estrutura.

          Há vários métodos de cálculo. Cada uma mais adequado para uma finalidade, para uma categoria de estrutura. Através destes métodos se descobre a força interna atuante em cada barra, e fica-se sabendo como elas se distribuem na estrutura metálica.

          No tipo de estrutura que estamos considerando as forças são axiais, isto é, estão alinhadas com o eixo de cada barra. Queremos dizer que não há forças de flexão. Todas elas são ou de tração ou de compressão. Uma força de tração é toda aquela que tende a esticar a barra. E a de compressão age no sentido contrário.

          Estes métodos de cáclulos além de permitirem determinar cada força que age em cada barra, ainda dizem se uma é de tração ou se é de compressão.

          Para que uma estrutura fique em pé é necessário que cada barra resista à ação da força que age nela. É necessário que o material empregado tenha resistência bastante para suportar o trabalho ao qual ele está submetido

          É portanto chegada a hora de calcular o material adequado.